A Pousada Spa Relaxante Don Ramon não é somente um refugio e lugar de relaxamento de seus hóspedes, também é um local de postura, comprometimento e desenvolvimento sustentável de todo seu entorno.

Com base neste contexto de sustentabilidade somos atualmente no Brasil o 1° Spa Sustentável, com base na Norma ABNT NBR 15.401 que engloba ISO 9001, ISO 14001 e ISO 16001, certificado e reconhecidos pelo In Metro através de sua Acreditadora Falcão Bauer.

Vicente Atz recebendo premiação pela Pousada Don Ramon

Trabalhamos com um sistema de Gestão sustentável que envolve nossos colaboradores, hóspedes, fornecedores, parceiros entre outros. Este sistema esta comprometido com a qualidade e origem dos produtos e serviços oferecidos, bem como aspectos de esfera ambiental e sócio-cultural gerado e ou impactados pelas atividades da empresa em seu entorno.

Desta forma desenvolvemos um sistema de gestão vivo que, verifica, regula e desenvolve todos os aspectos e impactos gerados pelo estabelecimento em todas suas esferas, bem como promove a melhoria continua de nossos serviços e produtos com base em avaliações de satisfação de nossos hóspedes, colaboradores e fornecedores. Nossos colaboradores estão em intenso trabalho de qualificação através de treinamentos. Com relação à comunidade de nosso entorno buscamos ter mão de obra 100% local e capacitamos potenciais trabalhadores das comunidades locais para utilização no estabelecimento e ou colocação no mercado de trabalho, desenvolvendo e motivando, desta forma, a questão social.

Buscamos informar nossos hóspedes e motivá-lo a adquirir produtos e serviços artesanais locais para desenvolvimento e manutenção da cultura local e manter em atividade os artesãos em seus postos de trabalho e desenvolvimento cultural.

Disponibilizamos espaços em nosso estabelecimento para venda de produtos artesanais do entorno, bem como, trabalhamos com produtos artesanais locais em nossos serviços de alimentação disponibilizados para fomentar negócios e motivar vendas de produtos e serviços regionais junto a Pousada e nossos hóspedes, mantendo, desta forma, nossa identidade cultura que é o que “sustenta” realmente o turismo e os que vivem dele!

Do ponto de vista ambiental divulgamos nossa política de sustentabilidade junto aos nossos hóspedes e postura sustentável dos mesmos nos parques regionais e ações sustentáveis que eles podem realizar no período de sua hospedagem conosco. Através do card sustentável que se encontra no apartamento, os mesmos reduzem, separam e ajudam a reciclar seus resíduos, e diminuir o consumo de recursos naturais utilizados através de indicadores sustentáveis que servem de parâmetro para tanto. Trabalhamos com fornecedores conscientes de nossa política sustentável e compromissados com esta causa, todos os nossos produtos tem origem de procedência e todos são biodegradáveis!

Apoiamos, divulgamos e desenvolvemos ações para proteção da biodiversidade regional e atrativos turísticos, com a comunidade local, órgãos oficiais como prefeitura local, Polícia Rodoviária estadual e outros orgãos municipais e hóspedes da Pousada, que participam e colaboram nos mutirões ambientais desenvolvidos pela Pousada.

Lixeiras para coleta seletiva


Indicadores Sustentáveis

Dentro de nosso sistema de gestão trabalhamos com algumas ferramentas de acompanhamento e controle para que possamos balizar nossas decisões e ações ao longo do período de gestão anual e em nossa analise critica de desempenho, abaixo segue publicações de algumas delas para que possa acompanhar a evolução da empresa no seu propósito dentro deste sistema de gestão para sustentabilidade:

Certificações

ABNT – Fundada em 1940, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é o órgão responsável pela normalização técnica no país, fornecendo a base necessária ao desenvolvimento tecnológico brasileiro.

É uma entidade privada, sem fins lucrativos, reconhecida como único Foro Nacional de Normalização através da Resolução n.º 07 do CONMETRO, de 24.08.1992.

É membro fundador da ISO (International Organization for Standardization), da COPANT (Comissão Panamericana de Normas Técnicas) e da AMN (Associação Mercosul de Normalização).
A ABNT é a representante oficial no Brasil das seguintes entidades internacionais: ISO (International Organization for Standardization), IEC (International Eletrotechnical Comission); e das entidades de normalização regional COPANT (Comissão Panamericana de Normas Técnicas) e a AMN (Associação Mercosul de Normalização).


ABNT

Inmetro – A metrologia legal no Brasil precede a Lei 5966 de 12 de dezembro de 1973 que criou Sinmetro – Sistema Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial, do qual o Inmetro é o órgão executivo central.

Cabe assim ao Inmetro, através da Diretoria de Metrologia Legal, observando a competência que lhe é atribuída pelas leis 5966/73, 9933/99, 10829/03 e pela Resolução 11, de 12 de outubro de 1988, do Conmetro – Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial, organizar e executar as atividades de metrologia legal no Brasil.

No Brasil, estão sujeitos à regulamentação e ao controle metrológico – ação própria de um organismo de metrologia legal – os instrumentos de medição e medidas materializadas utilizados nas atividades econômicas (comerciais) e nas medições que interessem à incolumidade das pessoas nas áreas da saúde, da segurança e do meio ambiente.


Inmetro


Política de Sustentabilidade

A Pousada Spa relaxante Don Ramon tem como política estimular o desenvolvimento sustentável local e a garantia da satisfação do cliente, da comunidade, dos colaboradores, fornecedores, acionistas e a sustentação dos meios de produção e serviços através dos seguintes princípios:

  • Respeitar a legislação vigente em todos os níveis;
  • Monitorar e adotar ações de melhorias continuas da gestão da sustentabilidade;
  • Preservar o ambiente natural do seu entorno, bem como da comunidade local e regional, através do monitoramento e redução dos impactos causados pela Pousada Don Ramon no entorno onde se insere;
  • Promover, divulgar e apoiar a cultura e ações da comunidade, respeitando os direitos humanos, a dignidade dos colaboradores;
  • Priorizar a contratação da mão de obra, o consumo de produtos e serviços locais visando o desenvolvimento social e econômico regional;
  • Garantir a contínua qualidade dos serviços, produtos e a qualificação dos colaboradores;
  • Adotar princípios éticos e de responsabilidade social na gestão do hotel;
  • Buscar a permanente satisfação dos clientes, colaboradores, fornecedores, comunidade e acionistas e desenvolver conceito de sustentabilidade e espírito de cooperação dos mesmos com o entorno;
  • Participação em campanhas, entidades ambientas e sócio-culturais e associatividades locais;
  • Garantir a comunicação dessa política para todos os interessados, buscando a sua compreensão e entendimento.


Alguns aspectos preconizados pela pousada

  • Redução da geração de resíduos e efluentes;
  • Adoção de embalagens retornáveis e ou para grande volume;
  • Separação do lixo para coleta seletiva e armazenamento em local adequado para tanto;
  • Conscientização de todos os grupos de clientes (internos e externos) que a empresa estabelece contato;
  • Utilização de cisternas para reuso de água;
  • Compostagem;
  • Separação e destinação de lixo tóxico com a colaboração de nossos hóspedes;
  • Utilização de 100% produtos biodegradáveis;
  • Participação em campanhas, entidades ambientas e sócio-culturais e associatividades locais;
  • Apoio institucional e financeiro de eventos, programas, projetos sócio-culturais, desenvolvimento turístico;
  • Desenvolvimento de programa de saúde para nossos colaboradores e comunidade;
  • Meta de redução de 3% ao ano de nossos indicadores sustentáveis de consumo por hóspede.


Conheça também o Projeto Onda Encantada Don Ramon – saiba mais

 

Canal Comunitário

Participe do Canal Comunitário enviando sugestões, dúvidas e críticas a respeito de questões ambientais na comunidade, incluindo Canela e Gramado:

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Telefone

Sua mensagem

<< Voltar