tour_gramado

16

fev

Gramado Rural – Um Passeio Inesquecível

Há mais de um século, a mistura das culturas alemã, italiana e portuguesa são características marcante, que até hoje podem ser vislumbrada nestas linhas de paisagem, pela comunidade e turistas de Gramado. A agroindústria tem grande destaque na economia local, buscando valorizar a cultura do homem no campo, oferecendo novos atrativos para que o visitante possa se inserir na cultura local, através de vivências encantadoras, com diversos roteiros de agroturismo

Uma delas é o caminho da Linha Ávila, onde o visitante poderá encontrar saborosos doces e geleias, além das plantações de moranguinhos, que oportunizam momentos únicos junto à natureza. O caminho conta um pouco da história da imigração italiana, aliada aos sucos, vinhos e queijos, que podem ser degustados e adquiridos pelos visitantes. O roteiro encerra com um típico Café Colonial alemão, junto à vivenda Schönrhein. 

Já no Tour Linha Bella, além das exuberantes paisagens que se descortinam ao longo do trajeto, o visitante terá a oportunidade de conhecer hábitos e costumes herdados dos imigrantes italianos, visitando a Vinícola Masotti, o Moinho Cavichion, o Velho Casarão e a Cantina Linha Bella, onde toda a comida italiana se mantém aquecida sobre um fogão à lenha. 

No passeio O Quatrilho, em meio aos vales e riachos, o turista é convidado a conhecer a história das famílias que colonizaram estas terras. Na visita à Família Grings, o visitante conhecerá o moinho colonial onde viveram os protagonistas do romance “O Quatrilho”, em 1893, além da igreja onde os mesmos casaram. 

Há também o roteiro Raízes Coloniais, onde se encontra a ervateira da família Marcon. Nela, é possível acompanhar o processo artesanal da fabricação da erva-mate, que poderá ser degustada ao final do passeio, em um saboroso chimarrão. Também há a Casa Centenária, feita de madeira sobre um porão de pedras onde até hoje são conservados vinhos, queijos e salames 

E para quem gosta de um contato mais íntimo com os animais, há o Tour no Vale, onde o visitante é levado à casa da Família Marcon, sendo convidado a alimentar as ovelhas com as próprias mãos. E para finalizar, um belíssimo café da tarde na casa da Família Baretta, uma casa centenária, no estilo enxaimel, onde o sanfoneiro abre sua gaita e chama o turista para agitar. 

Não menos maravilhoso, o turista poderá curtir o Roteiro Criativo Várzea Grande, onde poderá conhecer a história de Gramado a bordo da Princesinha, e verá a arte (visitas a ateliês), a religiosidade (igrejas) a mesa farta (almoço italiano), vivenciando o empreendedorismo de uma comunidade que se reinventa, cultivando e valorizando suas origens. 

Este é apenas um resumo destas ótimas opções, para viver experiências diferentes na serra gaúcha. 

E para curtir todos estes momentos, sem se preocupar com hospedagem, translado e reservas, você poderá reservar os passeios e uma belíssima estadia através do pacote Tour de Experiências Don Ramon. Esperamos por você! 

Por Pousada e Spa Relaxante Don Ramon|Notícias|0 comment